PT | EN

SOFIA AREAL (Lisboa, 1960)

 

Sofia Areal é uma das mais conceituadas artistas portuguesas da atualidade. Iniciou a sua formação no Reino Unido com os cursos de Textile Design e o Foundation Course no Hertfordshire College of Art and Design, em St. Albans. Em Portugal, estuda nos ateliers de Gravura e Pintura do Ar.Co., em Lisboa.

Expõe colectivamente desde 1982 e individualmente desde 1990. Durante os seus mais de 30 anos de carreira, além da pintura e do desenho, desenvolve a sua actividade também nas áreas da ilustração, design gráfico e cenografia. Mais recentemente, em 2012, ilustra a revista Colóquio Letras, publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2013 lança um livro juntamente com o Professor Emérito de Harvard, Allan Hobson – “Criatividade / Creativity” e expõe no México. Segue-se uma exposição na China (Macau S.A.R.) em 2014.

Através desta colaboração com a Antiflop, a artista vem agora, com um novo olhar, reatar com os têxteis, actividade com que iniciou a sua formação de artista plástica.

 

As suas obras encontram-se representadas em coleções privadas nacionais e internacionais e em instituições: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação de Serralves, Caixa Nova da Galiza, Fundação FEVAL, Caceres, Museu de Arte Contemporânea do Funchal, Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, Fundação Carmona e Costa, Millennium BCP, Coleção Novo Banco, Fundação PLMJ Advogados, Fundação D. Luís I - Centro Cultural de Cascais, entre muitas outras.

________________________________________________________________________________________________________________________________

 @

© ANTIFLOP 2015.TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Instagram
ANTIFLOP /script>